O processo de produção do jornal O GLOBO começa às 10 horas com reunião dos editores para definirem os espaços a serem utilizados pelas editorias. O 1º Caderno/ Noticiário é composto por seis editorias, dividido, normalmente, em duas separatas, a 1ª composta pelas editorias País e Rio e a 2ª, pelas editorias Economia, Mundo, Ciência e Esportes. Cada editor desenha a sua editoria, incluindo as matérias e as fotografias.
Os departamentos responsáveis pela a produção do jornal são: A Redação responsável pelas matérias; o Departamento Comercial pela captação de anúncios; a Diagramação pela editoração eletrônica do jornal e recepção dos anúncios, e o Parque Gráfico pela impressão.
A Redação e o Departamento Comercial encaminham os espaços que serão utilizados para o setor de diagramação. Com os espaços em mãos, a diagramação joga em uma ferramenta para calcular o total de páginas que serão utilizadas, sempre com sobra de duas. Definido o total de páginas, faz-se a quebra do jornal para definir as páginas coloridas e P&B. A Diagramação terá que transmitir e encaminhar uma prova do jornal em papel A4 para Redação fazer a conferência final, até ás 19 horas. Após esse horário os anúncios só entrarão com anuência da Redação.
Finalizado todo esse processo, o jornal está pronto para ser impresso. Faz-se então a transmissão via antena para o parque gráfico produzir os fotolitos das páginas. Na rotativa o processo é dividido em dois clichês, ou seja, a impressão é feita em duas edições, podendo ocorrer mais. A 1ª edição com uma média de 40 mil exemplares, começa a rodar às 22h45, e a 2ª edição, uma hora depois.
Finalmente, uma hora da manhã o jornal está pronto para ser distribuído.
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bacana o post. Parabéns!
Postar um comentário